7 passos para atrair clientes em menos tempo

A conversa da vez é sobre produtividade. Quando você se torna um profissional produtivo, busca aplicar suas táticas em todos os processos do seu negócio, inclusive para atrair clientes.

Muitos empreendedores reclamam da dificuldade de se atrair clientes, seja devido à falta de tempo, falta de dinheiro ou então devido à divulgação que não obteve resultados. Porém, o maior problema de todas essas pessoas é um só: ansiedade.

Não se pode investir em um negócio e contar com clientes batendo à porta no dia seguinte. Não se pode fazer um site em um dia e esperar que na semana seguinte uma mutirão preencherá formulários de contato. Atrair clientes e, principalmente, a fidelidade deles, é um trabalho complexo e exige muito estudo e preparação. Não acontece de uma hora para outra.

Porém nos encontramos em um paradoxo. Investir em um negócio demanda tempo e dinheiro. E, a não ser que tenhamos os dois de sobra, não podemos esperar muito. A melhor saída então é otimizar esse processo e conseguir atrair mais clientes em menos tempo.

Mas como fazer isso?

Atrair clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo algum investimento. Pensando nisso, reunimos 7 passos para atrair clientes em menos tempo. Veja logo abaixo:

 

Passo 1: Conheça seus clientes

Independente da sua área de atuação, lembre-se sempre que você é um vendedor de soluções. O seu cliente terá uma necessidade ou problema e você venderá a ele o fim dessa necessidade ou a resolução do problema.

Isso se aplica a qualquer negócio. Uma lanchonete vende a solução para a fome, vende praticidade e vende tempo. (Sim, uma lanchonete economiza o tempo que o cliente perderia ao preparar uma refeição.)

Já um profissional de Coaching, por exemplo, vende autoconhecimento e desenvolvimento. Dentre tantas outras coisas.

Logo, o primeiro passo é entender a fundo quem é seu cliente. Onde encontrar aquela pessoa que precisa de suas soluções. Depois que encontrá-la, saber tudo sobre ela, analisar qual será a melhor forma de conversar com ela, qual será a abordagem.

De nada adianta por exemplo, telefonar várias vezes para um jovem que detesta falar ao telefone. De nada vale pedir para um idoso sem facilidade com tecnologia baixar seu app. Ouvir é um ponto muito importante e poucos profissionais fazem isso, além de ser muito bom para você é ótimo para atrair seus clientes.

 

Passo 2: Crie personas

Para conhecer a fundo quem é seu cliente, você deve entender primeiramente o conceito de Persona. Persona é um perfil  que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Persona é diferente de público-alvo porque este define apenas uma descrição ampla, não fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica.

O primeiro passo para atrair seus clientes, é desenhar personas bem definidas e alinhar toda sua comunicação para conversar diretamente com suas personas.

Aprenda a fundo sobre personas nessa matéria do Blog Marketing de Conteúdo.

 

Passo 3: Estabeleça Metas

Não se pode medir aquilo que não se pode mensurar. Ou seja, de nada vale precisar de mais clientes se você ainda não sentou e estabeleceu as metas do seu negócio.

De quantos clientes novos seu negócio precisa? Com quantos prospects você precisará conversar para que se convertam em clientes? Quantos passos você deu hoje em busca de novos clientes?

O primeiro passo para atrair clientes é planejar quantos clientes você deseja atrair, onde deseja atrair e como irá fazer. Planejamento é tudo!

 

Passo 4: Crie Autoridade

Quem é você? Qual é seu diferencial? Como seus clientes te veem?

Criar autoridade sempre foi importante, mas agora, na era das mídias sociais, é essencial. Diga o que você faz ao mundo, mostre como você faz, seus benefícios e diferenciais. Mostre-se disposto a ajudar seus clientes em todas as situações e não apenas no momento da venda.

Uma dica legal é oferecer sugestões e dicas que se adaptem as necessidades dos seus clientes, que sejam motivadoras e que façam seus clientes acreditarem que você é a melhor pessoa para resolver os problemas deles.

Não se esqueça também de participar de eventos da sua área, certificar-se e aprender cada vez mais. Dê palestras, mini-cursos, crie conteúdo. Seja uma verdadeira autoridade na sua área de atuação.

Uma dica bastante em alta é a criação de Blog e mídias sociais, ou seja, canais de relacionamento abertos e destinados exclusivamente para que você converse com seus clientes.

 

Passo 5: Faça parcerias

Qual outra empresa oferece soluções para o mesmo cliente que você? No caso de um profissional de design, que tal procurar uma empresa focada em T.I. para fazer parceria? Para uma empresa de docinhos de casamento, a melhor estratégia é fazer parcerias com empresas de buffet, vestidos, cerimonialistas, etc.

Uma parceria entre empresas com clientes em comum (mas com produtos diferentes) é uma ótima estratégia. Eficaz e de custo baixo. É claro que uma empresa não indicará seus serviços à toa. Deverá ser feita uma negociação vantajosa para ambas as partes, assim você conseguirá atingir um público que não atingia antes.

 

Passo 6: Melhore a qualidade do seu produto

De que adianta atrair clientes se eles não ficarem satisfeitos com a solução que você oferece? Isso só estará contribuindo para disseminar negativamente sua marca.

Foque totalmente na qualidade do que você oferece. Faça testes e cálculos. Verifique como está sendo a experiência do seu cliente desde o processo de compra até a pós-venda.

Tente melhorar continuamente a cada detalhe! Lembre-se: um cliente satisfeito te indica para 10 amigos. Um cliente satisfeito na era digital, te indica para 200 amigos via redes sociais, e ainda avalia positivamente sua marca nas redes.

 

 

Passo 7: Otimize seu tempo

Otimizar o seu tempo não serve apenas para resolver tarefas de forma mais produtiva. Serve também para ter mais clientes, pois, perdendo menos tempo em tarefas que não agregam valor, a entrega de suas soluções será mais rápida, mais eficaz e você ainda terá possibilidade de investir mais tempo no relacionamento com seus clientes.

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Esperamos que tenha gostado das dicas.

Já dizia a renomada profissional de Marketing Martha Gabriel: ”A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles.”

Até a próxima!

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